Estado de serviço – Update

Na semana passada verificaram-se vários periodos de lentidão e mesmo pontualmente interrupções no serviço, que forum prontamente mitigadas.

http://twitter.com/kolorbit

Foi efectuada uma extensa auditoria ao servidor e foi concluido que num dos VPS (Servidor Virtual Privado) estava a correr um servidor Apache com proxy activado, com falhas de configuração que permitia acessos proxy de qualquer IP. Inclusive o IP do VPS já se encontrava em algumas listas de proxys abertos/inseguros. Os constantes acessos com um volume considerável foram passando despercebidos visto que tiveram um aumento progressivo e serem confundiveis com tráfego HTTP legitimo. No processo de auditoria aproveitámos para efectuar vários upgrades conforme as últimas notícias aqui no blog, e também para reforçar os processos de monitorização da utilização de recursos e rede.

Quando esta situação foi mitigada (através da correcta configuração do mod_proxy) a utilização de recursos do servidor diminuiu bastante, e neste momento, passados vários dias desde a intervenção, verifica-se uma utilização de recursos perfeitamente adequada ao hardware instalado. No entanto, conforme previsto, em meados dos próximos meses será efectuado um upgrade no hardware por forma a acautelar necessidades futuras.

Relembramos mais uma vez que qualquer falha ou situação anómala deverá ser comunicada por email para suporte@kolorbit.com ou por telefone para o 91 745 57 31 (em casos urgentes de interrupção de serviço) após verificação no twitter – http://twitter.com/kolorbit – se já se encontra reportada ou em resolução.

Lembramos também, os utilizadores de VPS, que a instalação de software adicional deverá ser efectuada de uma forma responsável e que em caso de dúvida deverão sempre contactar o suporte que prestará o auxilio técnico necessário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *