Arquivo da categoria: Upgrades

Actualização para PHP 5.4

No seguimento de um risco de segurança optámos pela actualização no alojamento partilhado do PHP 5.3 para 5.4.x, versão que agora vamos seguir.

Existem algumas (poucas) incompatibilidades que podem ser consultadas neste documento:
http://php.net/manual/en/migration54.incompatible.php

Todas as versões mais recentes de software popular em PHP (WordPress, Drupal, Joomla, Prestashop, etc) trabalham na perfeição com esta versão e não deverá existir nenhum problema.

Em caso de software e desenvolvimentos in-house destacamos particularmente a mudança nas funções htmlentities e htmlspecialchars de por omissão aceitarem e trabalharem em UTF-8, ao passar algo que não seja codificado em UTF-8 simplesmente retornam vazio. Poderá passar a codificação utilizada como parâmetro ou a conversão do site/base de dados para UTF-8.

Migração do serviço web – Update

Todas as operações de migração do serviço web foram concluídas com sucesso. Estamos a monitorizar o novo servidor e está tudo a trabalhar de uma forma impecável. Se detectar no site algum tipo de anomalia que possa ter sido derivada da migração, o que é de todo improvável por favor contacte-nos.

A situação relativa à (não) entrega de emails para contas Microsoft é totalmente independente da migração efectuada e estamos a efectuar todos os esforços para resolver o mais rápido possível.

Migração do serviço web

Iremos efectuar durante esta semana a migração do serviço web (sites e respectivas base de dados) para um novo servidor com melhores especificações. As versões de software e respectivas configurações mantêm-se, será basicamente um upgrade de hardware, pelo que tudo deverá funcionar sem necessidade de qualquer ajuste em termos de programação dos sites.

Esta operação será feita durante as próximas noites por blocos de sites e deverá ficar concluida até ao próximo final de semana. Durante a migração os sites irão ter uma indisponibilidade de alguns minutos. Se eventualmente detectar alguma questão a nível de disponibilidade de acesso ou de falha técnica que possa ser derivada da migração por favor contacte-nos.

Update do sistema de email

Está concluido um update muito importante do sistema de email.

1 – O sistema de email encontra-se numa máquina fisica separada dos serviços de base de dados, dns e http (sites). Desta forma qualquer tipo de sobrecarga em termos de emails não é reflectida nos outros serviços, o que permite manter sempre uma grande qualidade de serviço e velocidade na apresentação dos sites alojados.

2 – Temos de volta protecção anti-virus e anti-spam. Todos os emails que entram com virus são automaticamente colocados de quarentena e não chegam sequer às caixas de correio. O anti-spam funciona com um sistema de scoring em que a partir de um limiar são marcados no assunto com o prefixo “SPAM:” e num limiar muito elevado também nem sequer chegam a entrar na caixa de correio.

3 – O webmail foi actualizado. Os emails marcados como “SPAM:” vão directamente para a pasta SPAM/Junk. Emails que não foram devidamente assinalados como spam, deverão ser colocados nesta pasta.  Ao final de 15 dias, os emails que se encontram na pasta SPAM/Junk são analisados e apagados automaticamente.

4 – Todos os protocolos relacionados, POP, IMAP e SMTP estão protegidos por TLS ou SSL. Em redes inseguras como por exemplo redes wifi públicas deverá utilizar as versões seguras para protecção da password e dados.

5 – Incluimos o sistema de email nos backups. E poderá ser possível recuperar emails indevidamente apagados. Desde que o email em causa fique pelo menos um dia no servidor, visto que o backup corre durante a madrugada.

Brevemente iremos actualizar o site com exemplos detalhados de configurações das várias opções disponíveis. Entretanto relembramos que a compatibilidade foi mantida e todas as configurações anteriores deverão funcionar sem necessidade de qualquer tipo intervenção.

Upgrade PHP 5.3

Durante o jogo Portugal x Espanha fizemos um upgrade do PHP da versão 5.3.7 para a versão 5.3.14 no servidor web. Tratou-se de uma operação normal de manutenção do sistema, para a release mais recente da série 5.3 oferecendo mais estabilidade e segurança. Todos os módulos e configurações foram mantidos, e não existe qualquer incompatibilidade entre esta versão e a versão anterior, pelo que não deverá existir qualquer questão relativamente aos sites alojados que utilizam PHP.

Upgrade PostgreSQL

Foi efectuado o upgrade do PostgreSQL para a última versão stable da série 8.4. Além das vantagens em termos de segurança e funcionalidade de ter a versão stable, verificou-se que a versão que estava instalada, embora recente, apresentava um consumo de recursos anormal especialmente em situações de carga já de si elevada.

Este upgrade, mantendo a mesma série não implica nenhum tipo de actualização ou revisão aos sites alojados que recorrem a esta base de dados relacional.

Upgrade AV – Clamav

Foi efectuado um upgrade no Clamav, o anti-virus que mantém os virus longe das nossas caixas de e-mail, para a última versão stable.

Neste momento estão a ser filtrados 846.214 virus e respectivas variantes (sim, praticamente 1 milhão…). Estamos ainda a enviar estatisticas anónimas relativas à detecção de virus, que poderá consultar nesta página do projecto:

http://www.clamav.net/lang/en/download/cvd/malware-stats/

Upgrade Webmail

Foi efectuadao o upgrade do webmail – http://webmail.kolorbit.com/ – para a versão 0.5.1 com inúmeras melhorias em termos de performance e novas funcionalidades, das quais destacamos:

– melhor suporte ao envio e recepção de emails html
– emails favoritos (stared/ unstared)
– suporte a respostas de email por tópicos

já se encontra diponível, como sempre qualquer comentário ou bug detectado contactem o nosso suporte.

Upgrade Webmail

Continuamos a seguir o desenvolvimento do belíssimo (e de código livre) webmail Roundcube, agora na iteração 0.4.2, a destacar nesta versão o painel de pre-visualização dos emails e as opções de listagem, além de várias melhorias e bugs resolvidos.

Existem novas opções de configuração que poderá/deverá explorar para costumizar o comportamento ao seu gosto.

Poderá aceder ao novo webmail em http://webmail.kolorbit.com/